Avançar para o conteúdo principal

Inspiração: Fotógrafo Peter Lindbergh

Em 1988, o fotógrafo alemão Peter Lindbergh fotografou “au naturel”, seis manequins praticamente anónimas na praia de Santa Mónica, Califórnia.
Fez as fotografias a preto e branco, sem retoques na pós-produção, para romper com a exuberância das imagens de moda da época.
Mostrou uma Mulher diferente, mais autêntica e genuína, mais do que pernas compridas ou esbeltas, cabelos bem arranjados e caras bonitas!
Lindbergh foi um dos motores para o início de uma nova era na Moda e na Fotografia, ao preferir fotografar a naturalidade, a independência e a confiança das Mulheres.
Marcou o início da Era das Modelos Celebridades, também conhecidas como as Supermodelos, que redefiniram a imagem da Mulher Moderna e tornaram-se parte da cultura Pop(ular).
As suas fotografias de Mulheres Reais, em vez de manequins bidimensionais, deram um abanão na Moda!
Também incentivou as Modelos a encarnarem diferentes personagens, muitas vezes, jogando com a ambiguidade sexual, vestindo as mulheres com roupas de Homem e subvertendo as regras rígidas da indústria da Moda.
Transformou Modelos bonitas, quase banais...em Ícones!
Sendo o maior exemplo, o trabalho que desenvolveu com a Modelo Linda Evangelista, quando a convenceu a cortar o cabelo em 1988, levando a Modelo a descobrir a sua faceta camaleónica.
A mudança drástica de visual, chocou o Mundo da Moda, tendo como consequência a Modelo perder contratos, mas após a tempestade, veio a bonança com o aparecimento de muitos mais contratos, aparecendo em capas de diversas revistas de renome, fazendo os mais diversos tipos de trabalhos e tornando-se num dos maiores Ícones da Moda.
Peter Lindbergh mantém-se fiel ao seu estilo de captar a beleza natural sem qualquer artifício, mesmo numa era em que tudo é trabalhado até à perfeição!











Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dangerous Girl Photoshoot

Modelo:

A Imprevisibilidade das Ruas

Adoro a imprevisibilidade das ruas, procurar sítios onde possa encontrar backgrounds diferentes, tridimensionais, onde colocar a modelo a interagir com o que a rodeia, de modo a conseguir captar a sua espontaneidade!

Há locais onde podemos passar várias vezes no dia a dia, não lhes dando valor, mas que fotograficamente proporcionam um bom cenário.
Modelo: Benedita Graça









Modelo: Sara Malheiro Quintela










Modelo: Filipa Borges


Classy Photoshoot

Modelo: