Avançar para o conteúdo principal

Vivienne Westwood- a Estilista Punk!

A estilista britânica Vivienne Westwood, nasceu em 1941 em Glossop- Inglaterra.
Após o casamento com Malcolm McLaren, produtor da banda punk Sex Pistols, juntos abriram a loja "Let's it rock" onde teve liberdade para revitalizar o movimento Punk, que passou a estar na Moda! 
Haviam roupas de látex, couro e muitas t-shirts na loja, que mudou de nome, para "Too fast to live, too young to die", mas depois de alguns processos e muitas mudanças, passou a chamar-se "Sex". 
A loja nunca mudou de sítio, desde 1981 que se mantém na King´s Road em Londres e é uma referência histórica e turística.
Vivienne Westwood foi a primeira estilista a desfilar em Paris (1982), muitos anos depois de Mary Quant. 
Já com um olhar um pouco mais amadurecido do mundo da moda, a estilista começou a ligar-se à história da moda e do mundo e passou a criar cada vez mais a partir de temas polémicos e sociais.
Quando o movimento Punk entrou em decadência, Vivienne Westwood reinventou-se, criando peças como o Mini-crini, os Corsets (Espartilhos) singulares e diversos acessórios.
Também passou a criar sapatos, gosto herdado do Pai, que continua a produzir.
Conhecida por atacar o establishment e ironizar a monarquia, em 1991 recebeu o prémio de estilista britânica do ano e aos 64 anos o título de “Lady” pela Rainha Elisabeth II da Inglaterra.
De atitude excêntrica, inconformada e singular, está constantemente a questionar temas que são de extrema importância não apenas para a moda, mas também para o mundo, como a sustentabilidade e o consumo em excesso (tema que critica intensamente).
Algumas das suas criações:









Comentários

Mensagens populares deste blogue

Inspiração: Fotógrafa Ellen Von Unwerth

A alemã Ellen Von Unwerth é uma das fotógrafas de Moda mais originais! O seu estilo provocador, realça mulheres fortes e dominadoras!  Primeiro fez carreira como modelo e a experiência à frente das câmaras ajuda-a a passar confiança para quem fotografa, com um estilo muito próprio, a preto-e-branco ou com cores saturadas.  A feminilidade tem bastante destaque nas suas fotografias, repletas de sensualidade, fetiche e glamour!  Poses eróticas inseridas em cenários ricos em detalhes e com um toque vintage compõem as suas fotografias.








O Impacto de uma Mudança de Visual

Tudo começou quando vi a actriz Emma Watson (a Hermione do Harry Potter) com o seu novo e impactante pixie cut! 



Chamou-me bastante a atenção e levou-me a questionar:
Qual a importância da imagem na nossa identidade?
Se a imagem mudar, até onde se altera a nossa identidade? 
Quando a jovem actriz cortou o seu longo cabelo após as filmagens da saga Harry Potter, foi como se se estivesse a libertar de algo e a rejuvenescer!




Uma mudança de visual é sempre sinónimo de renovação, mas também de independência, elegância e personalidade!
Primeiro pus estas questões em debate numa curta-metragem que escrevi e realizei em 2011: “Nova Vaga”.



Entretanto passei para a Fotografia face ao poder que tem de preservar para a eternidade momentos únicos!
E dá-me também a possibilidade de trabalhar/lapidar com mais cuidado a imagem de alguém.
Destacar, expor na plenitude os pontos mais fortes da Mulher, passou a ser o trabalho que mais gozo me dá, porque acredito que enquanto vivemos, temos que deixar uma marca fo…

Polaroid- A Paixão pelo Retro

Adoro o estilo retro, recorrer ao passado à procura de inspiração para criar algo novo, com uma identidade muito própria e requintada. Sempre apreciei bastante a Fotografia Polaroid pelo seu lado rústico, fascina-me a imperfeição que proporciona às fotografias, que ficam com um toque único e artístico!


É também um instrumento de auto-reflexão, que preserva momentos da nossa vida e é palpável. Por isso decidi acrescentar às minhas valências a fotografia Polaroid, em dois formatos (seja em sessão normal ou artística):
Wide (rectangular)- foto exemplo


Square (quadrado)- foto exemplo


Preços sob consulta.